No início, o mais importante era obter lucro. Logo o propósito ganhou peso e a busca do lucro passou a ser encarada como consequência de um processo de trabalho alinhado à responsabilidade socioambiental. Mais à frente, a sustentabilidade estreou de forma discreta no mapa estratégico da empresa, situação que evoluiu com consistência até o tempo presente, quando assumiu posição central na estratégia e se tornou transversal a todos os departamentos da Special Dog Company.
“Tudo isso aconteceu em pouco mais de cinco anos, graças ao comprometimento de toda a empresa”, comemora João Paulo Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company. “Sabemos que ainda resta um bom caminho para alcançarmos a sustentabilidade de nossas atividades, mas, ao olhar para trás, nos orgulhamos do que percorremos até aqui. Isto nos traz a certeza de que estamos no caminho certo, promovendo o desenvolvimento sustentável.”
Capitalismo e consciência
A evolução da jornada de sustentabilidade da Special Dog Company foi marcada por escolhas no plano filosófico e no prático. A opção por conduzir os negócios segundo a abordagem do capitalismo consciente – ou capitalismo de stakeholders (partes interessadas) – foi uma delas, evidenciando a posição de que uma empresa não existe apenas para gerar lucro, renda e empregos, mas também para propagar justiça e bem-estar social.
Outra medida importante foi definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores para a Special Dog Company, priorizando-os por meio de um exercício de reflexão realizado em 2016 em torno da natureza da sua atividade-fim e de seus valores.
“Foram eleitos oito objetivos que ajudaram bastante a dar foco à gestão da sustentabilidade: ODS4 – Educação de qualidade; ODS6 – Água potável e saneamento; ODS8 – Trabalho decente e crescimento econômico; ODS10 – Redução das desigualdades; ODS11 – Cidades e comunidades sustentáveis; ODS12 – Consumo e produção responsáveis; ODS13 – Ação contra a mudança global do clima; e ODS17 – Parcerias e meios de implementação”, detalha Figueira.
Para incorporar a visão de sustentabilidade à estrutura da empresa, a Special Dog Company criou comitês e grupos temáticos multidisciplinares em áreas como ação social, voluntariado, direitos humanos e trabalho, combate à corrupção, alimentos e agricultura, enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), engajamento e comunicação etc. A vertente também entrou no conjunto de valores da organização – ao lado de engajamento e valorização, ética, relacionamento e perenidade – e foi construída sua Matriz de Materialidade.
Engajamento de stakeholders
Ancorado no planejamento estratégico da empresa, o Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company passa a operar, neste ano, como uma espécie de apoio técnico às demais áreas, que já integraram a sustentabilidade em suas práticas, rotinas e objetivos. Como resposta à adesão ao desafio Ambição pelos ODS, a empresa também embarca em uma série de treinamentos para assumir metas robustas na Agenda 2030, considerando a cadeia de fornecimento e o engajamento com stakeholders. Conforme situa Figueira, o lançamento deste portal, voltado especificamente aos fornecedores da Special Dog Company, é um primeiro passo no que está por vir.
“Queremos compartilhar experiências, propósitos e valores e aprender com o que os nossos fornecedores estão fazendo. Esperamos que seja um canal de troca e um convite aberto para que, em conjunto, possamos fazer a sustentabilidade prosperar em nossa cadeia de negócios.”
Canal aberto
Saiba mais sobre sustentabilidade na Special Dog Company com o João Paulo: jpaulo.figueira@manfrim.com.br