Diretores e gestores escolares recebem formação e multiplicam o conhecimento em todas as instituições de ensino municipais da cidade.
Uma parceria entre a Special Dog Company e o Instituto Avisa Lá, organização sem fins lucrativos dedicada à formação continuada de educadores, já impactou positivamente a formação escolar de mais de duas mil crianças de 19 instituições de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo. A ação faz parte do programa “MAIS Sustentável”, especificamente referente ao pilar “Sociedade”. A iniciativa, que também engloba “Meio Ambiente”, “Animais” e “Indivíduos”, foi lançada em 2022 e, em apenas um ano, teve resultados expressivos.
Desde 2017, o Projeto de Formação de Gestores da Educação Infantil desenvolve um processo de capacitação de diretores e gestores escolares da rede pública com foco na educação da primeira infância. Esses profissionais participam mensalmente de encontros formativos envolvendo as metodologias que serão utilizadas diariamente no trabalho junto a crianças de zero a seis anos. Indiretamente, mais de 200 professores são qualificados todos os meses.
A cada ano, um novo tema é escolhido como dinâmica central. Com base nele, os profissionais participam da capacitação e planejam como aplicar esses novos conhecimentos por meio de propostas de trabalho com as crianças que envolvem leitura, escrita e, claro, muitas brincadeiras. Entre 4 e 8 de dezembro, foi realizada uma mostra dos trabalhos das crianças. A temática de 2023 foi artes visuais e os trabalhos puderam ser vistos nas unidades de educação infantil participantes do projeto.
“O cuidado da Special Dog Company com a comunidade ultrapassa as barreiras da empresa”, conta Karina Fernandes Soares, Analista de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company. Para ela, o investimento social privado na educação pública é fundamental, as empresas têm o papel de estreitar as relações e parcerias, mediando e influenciando as ações de responsabilidade social, contribuindo para uma sociedade mais justa. “O assunto é tão importante que está atrelado aos objetivos da Agenda 2030 da ONU: o ODS 4, que faz referência ao acesso integral à educação de qualidade“, completa.
O Instituto Avisa Lá trabalha como uma ponte entre a iniciativa privada e as prefeituras – neste caso, a Special Dog Company e o município de Santa Cruz do Rio Pardo. O foco está em direcionar verba para ações que melhorem a educação pública através do fortalecimento técnico dos profissionais de educação.
Segundo Cisele Ortiz, coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá, a primeira infância é muito importante para a evolução integral do ser humano e o impacto da docência nesse período é poderoso. “Nessa fase a criança está aprendendo a ser, estar e pertencer, por isso todas as interações com o professor afetam seu desenvolvimento. Queremos melhorar a qualidade do que se oferece para as crianças, valorizando o seu potencial, visando o momento presente e lembrando que esses pequenos cidadãos têm direito à boa educação, ao desenvolvimento pleno e a receber o melhor tratamento. Empresas locais, poder público e terceiro setor, atuando juntos, ganham força na promoção da justiça social e da equidade na educação para todas as crianças“, complementa.