O movimento estimula empresas adotarem metas pela equidade de gênero.
O Pacto Global da ONU no Brasil, maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo, anunciou em abril de 2022, o lançamento da Ambição 2030, estratégia formada por sete grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma prioridade e o engajamento do setor privado é fundamental para isso. Os Movimentos são um chamado do Pacto Global da ONU no Brasil às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas e assumindo compromissos públicos. O Movimento Elas Lideram 2030, desenvolvido em parceria com a ONU Mulheres, autoridade global para a igualdade de gênero das Nações Unidas, e ligado à Plataforma de Ação Pelos Direitos Humanos do Pacto Global, está entre as iniciativas. “Estamos em um momento muito decisivo, em que a nossa sobrevivência está em jogo. Com os Movimentos, o Pacto Global se une às empresas para alcançar os ODS fundamentais para o Brasil. Com o Elas Lideram 2030, por exemplo, tratamos do ODS 5, o objetivo específico para promover igualdade de gênero, fundamental para um mundo mais igualitário. Precisamos, cada vez mais, de empresas comprometidas com metas e com todo o caminho traçado para se chegar a elas. Não adianta se comprometer com um objetivo para 2030, sem detalhar as ações e estratégias para alcançá-las. Temos que fazer a diferença agora”, explica Camila Valverde, diretora de Impacto da Rede Brasil.
A ONU Mulheres atua em parceria com o Pacto Global para impulsionar a igualdade de gênero no setor privado por meio da co-liderança dos Movimentos Elas Lideram 2030, Raça é Prioridade e Salário Digno. Tendo como base para atuação os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) – lançado pelo Pacto Global e ONU Mulheres em 2010 –, o Movimento Elas Lideram 2030 estimula o engajamento das empresas para promover igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres em sua diversidade a partir de contextos de liderança. “Desde 2010, com o lançamento simultâneo dos WEPs no Brasil em parceria com Itaipu Binacional, a ONU Mulheres atuou de forma decisiva para promover adesão e implementação dos WEPs no país, obtendo vários resultados e apoiando o setor privado em suas iniciativas. Iniciativas estas que visaram o alcance de direitos das mulheres nos temas de empoderamento econômico; liderança e participação na vida pública e econômica; e na luta pelo fim da violência contra as mulheres como suas prioridades estratégicas. Trabalho este que alcançou outro patamar global com a implementação do programa ‘Ganha-Ganha, Igualdade de Gênero significa bons negócios’ e outros projetos implementados em aliança com empresas signatárias. Espaços de intercâmbio – como o Fórum WEPs – e reconhecimento – como o Prêmio WEPs, são etapas fundamentais da jornada. Agora, seguimos com novas parcerias e projetos de aprofundamento dessas relações a partir do legado do Ganha – Ganha – para acessar e impactar cada vez mais mulheres. Nesse sentido, reforçamos o Movimento Elas Lideram 2030 em sua contribuição para participação das mulheres em cargos de liderança, condição necessária para a igualdade de gênero nas instituições”, destaca Ana Carolina Querino, representante adjunta da ONU Mulheres Brasil.
O Movimento Elas Lideram 2030 tem a ambição de ter mais de 1.500 empresas comprometidas com o tema e apoiá-las a assumir essas metas. Entre os objetivos, quer promover 11 mil mulheres para cargos de alta liderança até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição. Ainda que existam muitos movimentos em prol da equidade de gênero, o Elas Lideram 2030, além de oferecer capacitação, por exemplo, por meio de treinamentos e mentorias, é uma iniciativa que se propõe a ser um acelerador também para movimentos individuais ou mais pontuais. Fora a construção de capacidades e acompanhamento de metas, o Elas Lideram 2030 promove ainda o engajamento da liderança em eventos de alto nível, produção de pesquisas e materiais de apoio para o setor privado.
Pelo movimento Elas Lideram 2030, o Pacto Global da ONU no Brasil e a ONU Mulheres entrarão como aliados do setor privado em uma jornada de mudança, da base ao topo, com parceria e apoio estratégicos de organizações como CEERT, Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, Grupo Mulheres do Brasil, GPTW, Rede Mulher Empreendedora, Me Too Brasil, We Impact, WOB, além da empresa embaixadora Movimento Mulheres 360 que, ao lado de Uber e Animale, financiam todas as atividades do Movimento. “Nossas parceiras estratégicas nos apoiarão tanto na parte técnica, como em todas as frentes de amplificação do movimento e no chamado às suas redes para nos unirmos em torno de um único objetivo: o de trabalhar todas as camadas de desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, incluindo temas como o compartilhamento do cuidado, o enfrentamento à violência – incluindo o assédio moral e sexual – a sobrecarga, a desigualdade de remuneração, dentre outras”, explica Tayná Leite, gerente de Direitos Humanos e Gênero do Pacto Global .
Para conhecer todos os Movimentos: https://www.pactoglobal.org.br/movimentos
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4.000 organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem 160 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite o website: www.pactoglobal.org.br
Sobre ONU Mulheres
A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Como defensora mundial das mulheres e meninas, a ONU Mulheres foi estabelecida para acelerar o progresso que conduzirá a melhores condições de vida para as mulheres e responder às necessidades que enfrentam no mundo.
A ONU Mulheres apoia Estados-Membros das Nações Unidas no estabelecimento de normas internacionais para alcançar a igualdade de gênero e trabalha com os governos e a sociedade civil na criação de leis, políticas, programas e serviços necessários para implementá-las. Também respalda a participação igualitária de mulheres em todos os aspectos da vida, focando em cinco áreas prioritárias: o aumento da liderança e participação das mulheres, a eliminação da violência contra as mulheres; a participação das mulheres em todos os processos de paz e segurança; o aumento do empoderamento econômico das mulheres; e a incorporação da igualdade de gênero como elemento central do planejamento para o desenvolvimento e no orçamento nacional. A ONU Mulheres também coordena e promove o trabalho do sistema das Nações Unidas para alcançar a igualdade de gênero.