Em agosto, 100% do portfólio da empresa passa a ser fabricado com ovos de galinhas livres de gaiola
A Special Dog Company se tornou a primeira empresa brasileira do segmento pet a ser 100% Cage Free. Isso significa que todo o portfólio da marca passou a ser produzido com ovos provenientes de galinhas livres de gaiola.
Essa mudança visa estender o cuidado que a empresa tem hoje com os animais de companhia, para os animais envolvidos em toda a cadeia de fornecimento. Os ovos são uma fonte importante de proteína na alimentação animal e, por isso, foram necessários estudos para avaliar possíveis alterações de qualidade e, até mesmo, a revisão da comunicação nas embalagens. A preocupação foi com o bem-estar dos animais, levando em consideração que, em muitos locais, há superpopulação de galinhas nas gaiolas, prejudicando o manejo adequado.
O trabalho envolveu uma equipe especial, formada também por profissionais das áreas de Desenvolvimento Sustentável, Marketing, Compras, Comercial e P&D. Todo processo de transição foi feito em apenas dez meses. João Paulo Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company, explicou como funcionou todo o processo de modificação:
“Em um período de apenas dez meses não só criamos e desenvolvemos esse plano de ação sobre bem-estar animal em nossa cadeia de suprimentos, como, também, concluímos a implementação desse projeto, substituindo 100% dos ovos utilizados nos produtos por ovos provenientes de sistemas que asseguram um tratamento mais adequado às galinhas”, comentou.
Além disso, a questão financeira também foi considerada, pois os ovos de galinhas livres de gaiola costumam ter um valor elevado. Mas, de acordo com o Coordenador de Produtos da Special Dog Company, Mateus Homse, o consumidor não sentirá no bolso essa mudança.
“Não haverá alteração no preço final do produto. Tivemos aumento no custo do ovo com certificação Cage Free, porém, optamos por não repassar para o consumidor”, ponderou.
Em busca de parceiros
Para garantir aos clientes que 100% dos ovos utilizados na produção são de galinhas livres, a Special Dog Company fez visitas e diversas reuniões com os fornecedores. Foram meses de trabalho para garantir que os ovos utilizados mensalmente pela empresa na fabricação de todos os alimentos pets serão realmente de galinhas livres:
“Nossos fornecedores já estavam em processo de transição para ovos de galinhas criadas livres de gaiolas. O passo a seguir foi determinar o prazo limite para que 100% das entregas feitas para a Special Dog Company fossem nessa modalidade”, disse Mariana Monti, gerente de P&D da empresa.
De acordo com levantamento feito pela ONG Mercy for Animals, apenas 5% da produção nacional de ovos é cage free. Mais de 180 empresas brasileiras já se posicionaram contra o confinamento de galinhas para a produção de ovos, publicando políticas corporativas em que se comprometem a não trabalhar com ovos produzidos nessas condições. A Special Dog Company é mais uma empresa a aderir ao pacto:
"Agora, a Special Dog Company é mais uma das empresas comprometidas publicamente com essa pauta, sendo a primeira do setor pet no Brasil a implementar 100%, sem dúvidas é uma conquista importante para a companhia”, afirmou João Paulo Figueira.