Organizar um evento é uma ótima estratégia para divulgar a empresa, sendo um meio eficaz de aproximar as pessoas para mostrar de perto seus produtos e serviços.
Considera-se como um evento qualquer acontecimento que reúna pessoas em torno de um objetivo. Essa estratégia é uma ferramenta de marketing que promove integração, relacionamento e experiência entre marcas, empresas, produtos ou serviços para seus públicos, gerando expectativa, promovendo uma experiência de relacionamento e criando memórias afetivas, de forma a inspirar confiança.
O relacionamento com o consumidor e a fidelização de clientes são consideradas hoje algumas das coisas mais importantes nas quais um negócio deve focar. Empresas que compreendem a importância de seus clientes e priorizam um bom atendimento certamente têm vantagem competitiva no mercado.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de decidir uma compra ou contratação. Por isso, a diferença entre duas lojas do mesmo segmento está na forma de se relacionar com as pessoas. Além de vender produtos, é preciso vender experiências. Realizar um evento mostra aos parceiros que eles estão sendo “lembrados”, já que foi reservado um tempo para que eles possam ter uma experiência diferente do que estão acostumados no dia a dia da loja. Além de ser uma forma de entretenimento para os clientes, é uma grande estratégia para conquistar novos consumidores.
Apesar de parecer complexo, organizar eventos em lojas não é difícil, mas exige um bom planejamento e organização para que seja possível obter os resultados esperados. Um evento bem planejado e executado, independentemente do tamanho da loja, terá engajamento.
Uma experiência bem desenhada cria maior envolvimento com o público. Lembre-se: para cada experiência negativa vivida por um cliente são necessárias 12 positivas para compensar.
Antes mesmo da data programada, é possível gerar expectativa e curiosidade através da divulgação. Dependendo do tipo de comunicação realizada, o próprio público se encarregará de espalhar a novidade, expandindo ainda mais o alcance. Ao decidir realizar um evento na loja, é preciso entender que, ao contrário de gerar gastos, estão investindo para fidelizar o público atual e aumentar a procura. Trata-se de um investimento promissor.
É possível ter vários temas para os eventos, como: inauguração, aniversário da loja, parceria com fornecedores, datas comemorativas, entre outras oportunidades que achar interessante.
Confira alguns passos para realizar um evento de sucesso:
1. Identifique seu público-alvo e escolha um tema que seja interessante para essas pessoas;
2. Reserve uma data que seja o melhor momento de compra para seus clientes;
3. Faça anúncios, use as redes sociais, cole cartazes ou distribua folders para divulgar o evento. Instigue a curiosidade;
4. Explore o ambiente da loja, aproveitando a oportunidade para organizar os produtos. Isso ajudará na movimentação do público;
5. Garanta que seu estoque esteja preparado para um aumento de vendas nesse dia. Isso será fundamental para o atendimento;
6. Decore a loja com bexigas, por exemplo. Uma boa decoração vai intrigar quem estiver por perto;
7. Dê ao cliente uma experiência diferente do que ele está acostumado. Uma boa dica é fornecer pipoca ou doces;
8. Faça algo que seja atrativo, como dar brindes ou fazer sorteios. Pense em promoções especiais (desde que não afetem o lucro da loja);
9. A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. Use um som ambiente, para que as pessoas consigam ouvir e ao mesmo tempo conversar;
10. Seja simpático no atendimento, recebendo o público com entusiasmo e cortesia. Um cliente bem atendido é a chave para o sucesso;
11. Caso acompanhem os tutores, interaja com os animais. Eles precisam sentir que estão em um bom ambiente;
12. Após a realização, veja seus pontos fortes para repetir e, se precisar, aprenda com os erros. Eles são grandes oportunidades de melhorias para as próximas vezes;
O evento será um momento muito divertido tanto para o cliente como para você, uma ótima ocasião para toda a família participar. Atrações especiais sempre chamam a atenção do público. A fidelização de clientes pode representar aumentos de até 95% no faturamento das empresas, de acordo com pesquisa da revista Harvard Business Review.
Aproveite cada momento do mercado em crescimento e explore da melhor forma a oportunidade de fidelizar seus clientes e prospectar novos deles.