Entenda as principais diferenças entre as duas dietas e suas indicações.
Você já deve ter percebido a variedade de alimentos que existe no mercado para cães e gatos. Isso ainda gera muitas dúvidas sobre qual o alimento ideal, sendo uma muito comum sobre a diferença entre os alimentos para gatos castrados e para gatos não castrados. Por isso, trouxemos algumas informações que poderão ajudá-lo a definir qual é o alimento mais indicado para o seu gatinho.
1. O que muda de um gato adulto não castrado para um gato castrado?
Primeiramente é importante entendermos as mudanças que ocorrem no organismo dos gatos após a castração. Quando o gato é castrado, sendo ainda filhote ou não, algumas mudanças começam a ocorrer, tornando-o mais sedentário e desacelerando seu metabolismo. Essas alterações podem resultar no aumento dos índices de gordura corporal do pet, podendo resultar em sobrepeso ou até mesmo obesidade. Por isso, faz-se necessário adaptar a rotina alimentar do pet de acordo com suas condições fisiológicas e metabólicas.
2. O que muda na formulação dos alimentos para gatos castrados?
- Calorias: o alimento para gatos castrados possui menos calorias do que um alimento para gatos adultos.
- Fibras: os alimentos para gatos castrados possuem mais fibras do que os alimentos para gatos adultos não castrados, proporcionando maior saciedade ao pet. Além disso, as fibras contribuem com a redução das calorias da dieta e auxiliam na saúde intestinal.
- L-carnitina: Esse ingrediente funcional presente nos alimentos para gatos castrados, ajuda na metabolização da gordura e acelera o metabolismo, contribuindo assim com a queima de gordura e manutenção do peso ideal do gato.
- Proteínas: o alimento para gatos castrados possui uma quantidade um pouco maior de proteínas comparado ao alimento para gatos adultos, pois além de ser a fonte de energia primária para os gatos, a proteína auxilia na manutenção da massa magra corporal.
3. Gatos filhotes castrados podem comer alimentos indicados para gatos castrados?
Grande parte dos gatos são castrados ainda filhotes, entre os 6 a 9 meses de idade. Entretanto, é necessário entender as principais necessidades nutricionais do gato de acordo com a sua fase da vida. Tendo em vista as principais características existentes nos alimentos indicados para gatos castrados, percebemos que a formulação é bem diferente de uma para gatos filhotes, que se baseia em mais energia e calorias, bem como outros nutrientes essenciais para os gatos filhotes, para que cresçam e se desenvolvam de forma saudável. É importante que o pet não tenha restrição desses nutrientes enquanto ainda é filhote (até os 12 meses de idade), mesmo que já seja castrado. A indicação é fazer a troca de alimentação para um alimento indicado para gatos castrados apenas quando ele completar um ano de idade.
4. Gatos idosos podem comer alimentos indicados para gatos castrados?
Assim como os filhotes, gatos idosos possuem necessidades nutricionais diferentes dos gatos adultos. Por isso, existem no mercado alimentos indicados para gatos castrados seniores. Esses alimentos são formulados levando em consideração a qualidade de vida e longevidade dos gatos. Alguns de seus diferenciais são:
- Ingredientes que aumentam a imunidade: é o caso dos beta-glucanos e proteínas funcionais (plasma suíno), essenciais nessa fase da vida onde o pet pode ficar com o sistema imunológico mais frágil.
- Cuidado com a saúde intestinal: além das fibras, possui também os prebióticos que melhoram a absorção dos alimentos, além de manterem o pet mais saudável.
- Proteínas de excelente absorção: gatos tendem a perder massa muscular com o avançar da idade, por isso é de extrema importância que o alimento possua fontes proteicas de ótima absorção, para a manutenção de sua musculatura.
- DHA: esse ingrediente é um derivado do ômega 3 e possui papel fundamental na saúde cognitiva, sendo de grande importância nesta fase da vida do pet.
5. Gatos castrados podem comer alimentos indicados para gatos adultos?
Muitos gatos, mesmo sendo castrados, não apresentam alterações de peso ou mudanças em suas rotinas de atividades físicas. Se mantém magros e ativos, como eram antes de serem castrados. Neste caso, não há problema em manter o pet consumindo o alimento indicado para gatos adultos. Esse alimento possui os ingredientes e níveis de nutrientes equilibrados para os gatos nesta fase da vida (1 a 10 anos de idade).
Lembre-se: toda troca de alimentação deve ser realizada de forma gradual.
Esse conteúdo tem caráter informativo. Consulte sempre o médico-veterinário de sua confiança para orientá-lo sobre o alimento mais indicado para o seu pet.