Você sabia que médicos-veterinários são essenciais para diversas áreas dessa indústria?
A indústria de Pet Food apresentou uma grande evolução nos últimos 25 anos. Segundo a ABINPET (2019), o Brasil possui cerca de 55,1 milhões de cães e 24,7 milhões de gatos, e o faturamento do mercado Pet Food foi de 73,3%, ultrapassando os setores Pet Vet e Pet Care, que faturaram 18,4% e 8,3%, respectivamente.
Sendo assim, o setor de Pet Food passou a ser uma grande e promissora área de atuação para médicos-veterinários. Porém, as diversas áreas de atuação deste profissional dentro da empresa ainda podem ser um pouco desconhecidas.
Por isso, listamos abaixo algumas áreas dentro da Special Dog Company que contam com o exímio trabalho de médicos-veterinários.
Gestão de produtos
Nesse departamento, o médico-veterinário é responsável pelo desenvolvimento comercial e acompanhamento dos produtos da empresa. Dentro do setor, este profissional é responsável por analisar o perfil de consumo dos clientes, o mercado pet e suas tendências, bem como o comportamento da concorrência. Sua presença é fundamental dentro do setor pois equilibra a parte técnica e a comercial, alinhando os produtos e suas entregas com a estratégia do negócio.
Pesquisa e desenvolvimento (P&D)
Os profissionais deste departamento são responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos específicos para cada espécie e para cada fase da vida dos animais. Realizam a melhoria de produtos, acompanham a palatabilidade dos alimentos em comparação com a concorrência e desenvolvem novos ingredientes e especificações de produtos. A atuação dos veterinários junto aos zootecnistas neste departamento é de extrema importância, já que estes profissionais entendem as necessidades específicas dos animais com relação às suas fases da vida, e analisam quais aspectos são imprescindíveis nos alimentos, visando a saúde, o bem-estar e a longevidade destes animais.
Centro de pesquisas
No centro de pesquisas, os profissionais desenvolvem metodologias nutricionais para testes de produtos (digestibilidade, aceitabilidade, escore, pH urinário, palatabilidade e ácidos graxos), acompanhando os animais e entendendo sobre seus comportamentos. Os testes realizados não são invasivos, pois utilizam somente fezes e urina para verificação de digestibilidade e pH urinário. Para saber mais sobre o Centro de Pesquisas da Special Dog Company, clique aqui.
Atendimento ao consumidor - SAC
Ter um médico-veterinário neste departamento é essencial para as empresas de pet food, já que eles possuem o embasamento técnico necessário para auxiliar os consumidores finais e lojistas a solucionar suas dúvidas e resolver problemas que venham a ocorrer. Caso algum animal apresente uma reação a algum alimento, isto é passado ao veterinário do SAC para que ele acompanhe o caso e auxilie o tutor. Esse departamento possui protocolos que seguem um padrão, visando contribuir para o aprimoramento dos processos na empresa.
Técnico Regulatório
O profissional desse setor é responsável pelas documentações legais da empresa, fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura. É sua responsabilidade elaborar dossiês e processos junto ao departamento de Comércio Exterior que permitem a comercialização dos produtos em outros países. Também realiza o suporte técnico aos departamentos de qualidade e P&D, participa de reuniões com profissionais de outras empresas para buscar melhoria nos procedimentos, faz análises de riscos dos procedimentos produtivos, analisa se os materiais de marketing estão dentro da lei – passando sempre informações verdadeiras ao consumidor - e garante a conformidade de todos os processos e registros junto à legislação.
Treinamento Técnico
Os veterinários deste setor são responsáveis por levar conhecimento sobre nutrição de cães e gatos para outros médicos-veterinários, através das visitas técnicas. Realizam contato com universidades, ministrando palestras aos alunos e residentes sobre nutrição, mercado de trabalho em indústrias de pet food e área comercial. Além disso, são responsáveis pelo treinamento da equipe de vendas, lojistas e balconistas, orientando sobre nutrição básica e os benefícios de todos os produtos comercializados pela empresa. Em geral, esse departamento tem como missão levar informação sobre a empresa e os produtos, construindo a marca perante o mercado.
Sendo assim, as indústrias de Pet Food buscam cada vez mais contratar médicos-veterinários para trabalhar em diversas áreas. Eles realizam papéis fundamentais dentro da empresa, pois possuem referências técnicas importantes e contribuem ativamente, através das exigências mercadológicas, para a melhoria da qualidade dos produtos que serão produzidos e destinados aos pets, promovendo qualidade de vida, saúde e longevidade aos animais.