Você sabe o que é um alimento natural comercial? Entenda mais sobre esse tipo de alimentação.
É crescente a procura dos tutores por alimentos mais naturais e com ingredientes que se assemelham à sua alimentação. Por isso, o mercado de alimentos naturais comerciais vem aumentando cada vez mais.
Existe uma diferença de terminologia entre alimentos naturais comerciais e alimentos naturais caseiros (estes geralmente são preparados em casa, e devem ser formulados e acompanhados por um médico-veterinário nutrólogo). Aqui, falaremos sobre os alimentos industrializados.
O alimento natural comercial é caracterizado como um produto sem adição de conservantes sintéticos e de aromatizantes, além de serem livres de transgênicos e corantes. Esses alimentos também contam com a adição de frutas, cereais e carnes frescas em sua formulação, sendo os conservantes utilizados todos provenientes de fontes naturais.
Por ter uma formulação mais nobre, com ingredientes selecionados e com um processo de fabricação diferenciado, esses alimentos geralmente possuem maior valor agregado, visto que oferecem benefícios extras aos pets que o consomem.
Oferecer um alimento natural aos pets pode trazer diversos benefícios para a saúde e bem-estar deles. Aqui estão alguns dos principais:
Maior absorção dos nutrientes: por possuírem carnes frescas e ingredientes de alta digestibilidade, além da presença de minerais orgânicos, esses alimentos são digeridos com maior facilidade pelos animais, tendo uma alta taxa de absorção dos nutrientes contidos na fórmula.
Alta palatabilidade: a composição do alimento é cuidadosamente pensada para proporcionar uma nutrição balanceada, mas também muito atrativa e saborosa para os pets. A palatabilidade é alcançada por uma junção de fatores, como a seleção de ingredientes, o formato dos grãos do produto e o processo de fabricação.
Cuidados com a pele e pelagem: a presença dos ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), advindos de fontes nobres, ajudam a manter a pele e a pelagem dos pets brilhantes, saudáveis e mais fortes.
Saúde intestinal: os alimentos naturais geralmente contam com um cuidado especial para a saúde intestinal, tendo fontes de fibras especiais, além de prebióticos e probióticos, ingredientes fundamentais para manter o bom funcionamento do intestino e manter as fezes no escore ideal.
Mais energia: com grãos selecionados, fontes de gorduras e proteínas de qualidade, esses alimentos ajudam a aumentar os níveis de energia e vitalidade dos animais, promovendo um estilo de vida mais ativo e saudável.
Maior saciedade e controle do peso: a combinação de carboidratos de baixo índice glicêmico com as fibras auxiliam na redução das calorias da dieta e faz com que os pets se sintam saciados por mais tempo, colaborando para a manutenção do peso ideal.
Além desses benefícios, alguns alimentos naturais também possuem ingredientes funcionais em sua composição, que agregam benefícios extras para a saúde dos pets.
Seguem alguns exemplos que podem ser encontrados:
Saúde oral: os alimentos secos por si só já contribuem para a limpeza dos dentes por conta da ação mecânica ao mastigar. Mas também podem conter o hexametafosfato de sódio, que é um quelante de cálcio salivar que ajuda a controlar a calcificação de placas bacterianas e a prevenir os cálculos dentários.
Saúde articular: a manutenção da saúde articular se dá através da presença de condroprotetores no alimento, como a condroitina e a glicosamina. Além disso, fontes nobres de proteínas com alto aporte de aminoácidos também contribuem para o fortalecimento da musculatura que protege as articulações.
Fezes mais firmes com menos odor: um benefício muito importante, principalmente para os pets que vivem dentro de casa, é o controle do odor das fezes. Pensando nisso, os alimentos podem ter em sua composição o extrato de yucca, que reduz o odor das fezes em até 50%, e a zeólita, que ajuda a manter as fezes mais firmes e com menos umidade.
Longevidade e qualidade de vida: todos os atributos citados acima buscam, além de nutrir, proporcionar uma longevidade saudável para os cães e gatos. Por isso, uma alimentação completa e balanceada, formulada com ingredientes selecionados, se faz tão necessária para que os pets vivam cada vez mais e com saúde.
Sustentabilidade
Outro ponto muito importante a ser levado em consideração em uma linha de alimentos naturais é a sustentabilidade. Sabemos que, hoje, muitas empresas são comprometidas com o cuidado ao meio-ambiente e com os demais pilares de sustentabilidade. E essas empresas pensam não somente no produto em si que está sendo comercializado, mas também no impacto que ele deixará no planeta.
A Special Dog Company acaba de lançar uma linha de alimentos super premium naturais para cães e gatos – a Bionatural. Essa linha possui todos os atributos citados neste artigo, sendo a sustentabilidade a inspiração para a criação da linha, desde a formulação até a embalagem monomaterial, que é 100% reciclável.
Para saber qual o alimento ideal para o seu pet de acordo com as necessidades individuais dele, consulte seu médico-veterinário de confiança.