Em tempos em que as redes sociais representam uma enorme vitrine com grandes chances de conversão de vendas para produtos e serviços, é preciso que as empresas mantenham uma padronização estética de suas redes, buscando se destacar da concorrência e manter, assim, sua presença online de forma bem-posicionada.

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais com maior número de investimento e poder de influência em seus usuários, e isso reflete de maneira muito significativa na forma que as empresas transmitem a percepção de qualidade em seu portfólio.

De forma a atrair atenção e fortalecer a identidade da marca no subconsciente dos seguidores, a estética das publicações deve ser, de certa forma, única, com elementos gráficos, cores, fontes legíveis e imagens em boa qualidade, a fim de buscar uma padronização do conteúdo visual.

Reunimos nesta publicação algumas dicas imprescindíveis que irão te ajudar a criar postagens capazes de comunicar melhor e diretamente com seu público.

Cores e sentimentos

Antes de iniciar o planejamento do conteúdo das redes sociais, é muito importante levar em consideração a estética que as postagens irão seguir, e as cores têm um papel muito importante na plástica do conteúdo pois, através delas, é possível despertar sensações, impactando o consumidor e transmitindo a essência da marca.

Cada cor, segundo estudos da psicologia das cores, pode representar um sentimento, como, por exemplo, o vermelho, que é uma cor forte e transmite a sensação de paixão ou raiva.

Fontes de fácil leitura

Fontes de fácil leitura e que ao mesmo tempo tenham a capacidade de chamar a atenção dos seguidores são extremamente importantes na criação do conteúdo visual, até porque ninguém gosta de ler algo que seja difícil de compreender, e, por isso, a escolha de duas ou três fontes legíveis é o que irá fazer com que o leitor se interesse por ler seu conteúdo.

Imagens de qualidade

Produzir imagens do seu negócio é um excelente caminho, afinal mostrar seu produto ou serviço de forma real é sempre muito atrativo para o cliente.

Quando for fotografar, é sempre importante se atentar à uma boa iluminação, melhor ângulo e evitar usar filtros na imagem que possam acabar distorcendo a realidade da foto.
Caso prefira optar por bancos de imagens, é imprescindível escolher fotos que tenham uma ótima resolução, o que é essencial para uma boa percepção de qualidade de sua marca. Fotos com baixa resolução ou distorcidas podem passar um aspecto não muito profissional do seu negócio.

Atualmente, existem diversos bancos de imagens que oferecem fotos e até vídeos em alta resolução de forma totalmente gratuita.

Confira abaixo alguns sites com estes bancos de imagens:

Freepik
Pexels
Pixabay

Edição e criação

A criação da arte utilizada na postagem é a alma do negócio, e caso você não tenha o domínio de ferramentas como Photoshop, isso pode ser feito de forma fácil através de aplicativos de edição.

CanvaEste talvez seja o aplicativo mais popular para criação de artes pois, além de ser gratuito, conta com diversos templates, ícones e fontes, sendo assim muito simples e fácil de utilizar.

Tamanhos padrões de artes no Instagram

Um ponto importante e que requer atenção quanto à criação de artes para o Instagram é o tamanho da imagem.

Para postagens no feed do Instagram pode-se utilizar dois tamanhos, medidos em pixels:

  • Retangular (1350 px altura x 1080 px largura);
  • Quadrado (1200 px altura x 1200 px largura).

Já para stories, devemos utilizar o formato específico:

  • Stories (1920 px altura x 1080 px largura).

Seguindo estas dicas, o perfil da sua empresa no Instagram terá uma percepção de qualidade muito maior, comunicando-se diretamente com seu público e, consequentemente, atraindo mais seguidores que posteriormente poderão se tornar clientes fiéis.