Seguindo algumas dicas simples, sua empresa pode ter mais visibilidade no meio digital.
Já ouviu aquele ditado, “quem não é visto, não é lembrado”? Além de serem excelentes espaços para aumentar sua visibilidade e permitir que sua empresa se torne referência no ramo em que atua, as redes sociais dão aos empreendedores a chance de se aproximar de seus clientes e divulgar seus serviços de uma forma mais clara e direta.
Separamos algumas dicas importantes para você:
1. Crie uma página para a sua loja
As redes sociais mais comuns no Brasil são o Facebook e o Instagram, então você pode começar por elas! Além de gratuitas, possuem centenas de benefícios. Diferente do seu perfil pessoal, as empresas devem criar uma página comercial no Facebook e/ou um perfil comercial no Instagram, porque suas funções são diferentes de um perfil pessoal. Com uma conta comercial você terá acesso a opções exclusivas, como programação de publicações, relatórios de audiência e divulgação de dados como telefone, endereço e horário de funcionamento.
Caso tenha dúvidas de como criar uma página do Facebook, clique aqui.
2. Faça um cronograma de postagens
Não existe uma regra exata de qual número de publicações se deve fazer. Lembre-se dos seus objetivos, se organize e faça um breve cronograma de publicações e stories. Exemplo:
Foque nos objetivos de cada publicação. Caso fale de algum produto, procure colocar o preço para facilitar a conversão, e sempre alterne as publicações de vendas com posts de conteúdos e curiosidades. Se sua loja possui algum serviço como de banho e tosa, peça autorização para os tutores e mostre diariamente como os pets ficaram.
Inclua datas comemorativas no seu cronograma, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Animais, entre outros que achar importante.
Você também pode compartilhar conteúdos prontos de marcas parceiras. A Special Dog e Special Cat possuem uma variedade de publicações no Facebook e Instagram que podem ser compartilhadas.
3. Monitore as páginas todos os dias
Se você está nas redes sociais, certamente potenciais clientes mandarão mensagens com dúvidas através de comentários ou pelo chat. Deixá-los sem resposta não passa uma imagem positiva para você. Por isso, após publicar o conteúdo, reserve um tempo para ver a repercussão e responda todas as mensagens.
Através do monitoramento, você pode tirar ideias de novas publicações: avalie quantas curtidas e comentários cada post teve. Caso os números de uma publicação sejam mais altos do que as demais, faça posts parecidos com este, assim você entregará sempre conteúdos que seus seguidores/clientes querem.
LEMBRE- SE
As redes sociais são um portfólio do seu negócio. Com elas, você pode trazer novos clientes e mostrar a qualidade dos seus serviços. Se atente aos possíveis erros de português e capriche nas fotos e vídeos!
Para quem ainda não pode contar com o trabalho de uma agência ou equipe de design, uma boa dica para produzir publicações de conteúdo é utilizar o Canva, ferramenta gratuita para criar capas, banners, artes para posts e muito mais.
Faça uma breve pesquisa sobre os assuntos que podem ser interessantes para o seu público e dê uma olhada nas páginas dos seus concorrentes para saber sobre o que eles estão falando. Use inspirações, busque referências e comece a publicar seus próprios conteúdos.
Não tenha medo de arriscar. Pode parecer complicado, mas com o tempo e a partir do envolvimento dos seus seguidores, você vai conseguir entender o que funciona e o que não funciona, o que está fazendo de errado e o que está fazendo certo!