Não é novidade que o carnaval é uma das festas mais animadas do Brasil, cheia de atividades, fantasias e muita música. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de cuidados com os pets durante as comemorações.
Alguns foliões optam por participar de bloquinhos ou festas com diversas pessoas. Outros já preferem comemorar em casa com a família, os amigos, e claro, na companhia dos seus pets.
Atualmente, existem bloquinhos e festas organizadas especialmente para os cães e gatos, mas na hora de escolher a forma de aproveitar com os seus animais, é importante lembrar de alguns pontos, levando sempre em consideração o bem-estar deles.
Ambiente: antes de decidir se o seu pet irá para as comemorações com você, é importante pensar no ambiente que acontecerá a festa. Se for uma festa mais calma, um jantar temático em família ou até mesmo um passeio no shopping, pode ser mais tranquilo manter ele junto a você. Mas, caso seja um local mais agitado, com muita circulação de pessoas, o ideal é mantê-lo seguro e tranquilo no seu ambiente de costume.
Barulho: a maioria das festas é recheada de muita música animada, som alto, e até mesmo queima de fogos e buzinas. Como sabemos, a audição dos animais é muito mais sensível do que a dos humanos, e os barulhos, além de poderem estressar os pets, também podem causar fugas. Por isso, evite levá-los a locais muito barulhentos.
Identificação atualizada: é importante manter sempre os pets com coleiras identificadas com o seu contato atualizado. Essa é uma precaução para casos de fugas.
Enfeites: as festas de carnaval são repletas de enfeites como confetes, serpentinas, brilhos, luzes e penas de aves, e todos esses enfeites podem ser muito atrativos aos animais. Por conta disso, tome cuidado para que eles não ingiram esses objetos acidentalmente, pois podem ocasionar grandes prejuízos à saúde, como intoxicações ou perfurações intestinais.
Fantasias: existem diversas fantasias divertidas para pets. Caso queira comemorar com seu pet fantasiado, lembre-se de escolher roupinhas confortáveis. Evite peças apertadas ou que tenham objetos que possam ser engolidos. Não se esqueça também de sempre respeitar a individualidade do pet, e se ele não gostar muito de fantasias ou adereços, não tente forçá-lo.
Intoxicações: as festas podem ter alimentos ou substâncias que podem ser tóxicas aos animais. Mantenha-os longe de alimentos como chocolates, das bebidas alcoólicas, de plantas tóxicas e, principalmente, de latas de sprays de espumas ou tintas, muito utilizadas no carnaval. Embora esses sprays sejam liberados para as crianças brincarem, as embalagens vazias podem trazer riscos para os cães, se forem mastigadas.
Atenção ao calor: o carnaval ocorre durante o verão, e nessa época a temperatura pode estar muito quente, com ar seco. Por isso, cuide para que os animais não fiquem expostos a temperaturas muito altas, sol e o mais importante de tudo, lembre-se de mantê-los hidratados.
Bloquinhos para pets: como citado anteriormente, existem atualmente vários locais pet friendly que organizam festas temáticas para os animais. Caso opte por levar os seus pets, certifique-se de que é um ambiente realmente comprometido e seguro, que não terá uma lotação excessiva e que seu pet esteja habituado a frequentar esses locais. É importante também que ele esteja com as vacinas e vermífugos em dia.
Alimentação: o cuidado com a nutrição do seu pet deve ser lembrado sempre. Caso saia de casa com os animais, lembre de levar as porções de alimento para todo o período que estiver fora. Evite tirá-lo de sua rotina alimentar.
Lembre-se, cada animal é único e possui necessidades individuais. Alguns pets podem ser mais sensíveis do que outros, por isso, sempre observe o seu comportamento e respeite a sua individualidade. Garanta que o seu animal aproveite o carnaval de uma forma mais saudável e segura para, assim, passarem muitas e muitas comemorações juntos.