A estação mais fria do ano chegou, e por isso trouxemos algumas dicas de cuidados com seus pets na hora dos passeios durante o inverno.

Os passeios com os pets são muito indicados pelos médicos-veterinários, pois além de ser uma atividade física, também colabora para a saúde mental dos animais e de seus tutores. Porém, é preciso de alguns cuidados para garantir que a atividade seja prazerosa e proporcione bem-estar ao seu pet.

Escolha do horário: dê preferência para os horários mais quentes, como o meio da manhã ou início da tarde, evitando as horas em que a temperatura está muito baixa. Além disso, evite sair com os pets se estiver chuviscando, pois eles podem acabar pegando um resfriado.

Cuidados com as patas: como citado anteriormente, é recomendado passear com os pets em horários mais quentes, porém deve-se ter atenção também com o sol, preferindo fazer passeios em locais com sombra ou com grama, para não queimar as patinhas do seu animal. No mercado existem alguns sapatos para cães, pensando nessas ocasiões, caso ele aceite utilizar, é uma boa dica.

Roupas e acessórios: alguns cães já são bem adaptados a utilizar roupas, outros nem tanto. Mas principalmente animais com pelos mais curtos ou que tenham menos gordura corporal podem sentir mais frio, e por isso, as roupinhas são bem-vindas, mesmo que seja apenas para o horário dos passeios.

Entretanto, é importante respeitar o seu pet: se ele não se acostumar com a roupa, não há problema, somente tome cuidado para que ele não pegue muita friagem.

Alimentação e hidratação: sempre leve os pets para passear bem alimentados. Se os passeios forem durar bastante tempo, há a possibilidade de levar uma marmitinha com o alimento do seu pet, ou até mesmo um sachê ou um patê, que são mais práticos de carregar e servir, para ele comer no horário habitual. Lembre-se também de mantê-lo hidratado, oferecendo água quando perceber que o pet já está ficando com sede. Existem alguns bebedouros portáteis que são ótimos para essas ocasiões.

Locais adequados: parques e áreas verdes podem ser uma boa pedida. Mas, caso não seja possível, qualquer outro local que você se sinta bem para passear e se divertir com o seu pet é válido. O importante é estarem juntos passando bons momentos.

Tenha cuidado com locais que possam ter lagos ou piscinas, alguns animais gostam muito de água, mas a temperatura pode não estar tão agradável durante essa época.

Atenção aos comportamentos: caso seu pet demonstre algum sinal de desconforto com o frio, como tremedeiras ou mudanças de comportamento repentinas, reduza o tempo do passeio e volte para casa mais cedo.

Atividades em casa: se você mora em regiões onde o inverno é ainda mais severo, outra dica é planejar algumas atividades em sua própria casa ou quintal, como jogos e brincadeiras.

Cuidados específicos: animais filhotes ou idosos podem ser mais sensíveis ao frio. Por isso, tenha mais atenção caso seu pet esteja em alguma dessas fases da vida. Algumas raças de cães, como por exemplo os Huskies, ou os pastores, são mais adaptados ao frio, já outras raças nem tanto. Por isso, as dicas acima podem ser bem úteis para te auxiliar com os cuidados.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e que os passeios com seu pet no inverno sejam os mais proveitosos e prazerosos possível. Lembre-se de observar os comportamentos e respeitar o limite do seu animal. Caso o frio esteja muito intenso, o passeio pode aguardar um pouquinho.