Colaboradores engajados podem atuar como parceiros indispensáveis ao crescimento de qualquer empresa.
O que você precisa para expandir ou melhorar o seu negócio? Muitas dicas são encontradas quando este é o assunto: matérias sobre a importância de estruturar um plano de negócio, capital disponível, captação de recursos, sólida carteira de clientes, produto competitivo, boa localização física ou plataforma de vendas online inovadora, entre outros componentes. Mas o quanto vem a sua mente a importância do componente GENTE?
São pessoas que transformam ideias em negócio. Pessoas atenderão bem os clientes, que assim serão fidelizados. O produto se torna competitivo quando existem pessoas olhando para ele, entendendo o mercado e buscando oportunidades, enxergando uma plataforma de vendas inovadora e buscando soluções práticas e intuitivas. Dessa forma, podemos dizer seguramente que pessoas são a base do sucesso de um negócio.
Sendo este um fator determinante para o sucesso, como você está cuidando do assunto gestão de pessoas?
Identificar o perfil adequado para cada atividade, oferecer treinamento, realizar e receber feedback, reconhecer o que o colaborador faz bem e no que pode melhorar, praticar escuta ativa, entre outras ferramentas de gestão, aliadas a uma boa comunicação, clareza e transparência de objetivos, geram sentimento de pertencimento, e é isso que fará a diferença entre seu negócio e o concorrente.
Ao entrar em uma loja, o cliente percebe se o atendente está focado em entregar a melhor experiência ou se está simplesmente o atendendo.
Pessoas engajadas e comprometidas se sentem “donos” da empresa, e demonstram comportamento protagonista, sendo atuantes, participando e criando formas de melhorar e alavancar o negócio, buscando oportunidades de aumentar as vendas e reduzir despesas, e se preocupando em surpreender e melhorar o atendimento.
Em todos os aspectos, pessoas comprometidas se sentirão responsáveis pelo bom desempenho da empresa desde a limpeza e organização da loja até o atendimento e caixa. Se a equipe estiver 100% dedicada ao negócio, naturalmente terá um olhar direcionado para o aumento de vendas e otimização das despesas:
1. Aumento das vendas
O colaborador é o contato da empresa com o cliente. É ele quem trabalha ativamente e diariamente para oferecer o produto ideal. Quando o foco é o pequeno lojista, podemos dizer que o colaborador conhece além do perfil do cliente. Ele conhece o cliente. Sabe o nome, suas necessidades, preferências, e além de oferecer um produto, oferece a ele uma solução.
Com isso, podemos dizer que se este colaborador estiver engajado no negócio, buscando melhorar o desempenho dos produtos e conhecendo e oferecendo novidades, certamente haverá aumento de vendas.
2. Otimização das despesas
Para trazer melhores resultados e possibilitar a expansão da operação, é necessário também ter atenção com as despesas, entendendo quais são essenciais, quais têm objetivo de fomentar o negócio ou são ligadas ao seu funcionamento e quais são nocivas e dispensáveis.
Por que não ter alguém, além do dono, identificando e trazendo soluções relacionadas à melhor alocação destes recursos?
São os colaboradores que estão no dia-a-dia da empresa, e, comprometidos, poderão identificar as oportunidades de redução.
Aqui não estamos falando que as empresas devem cortar suas despesas, mas sim que devem identificar a melhor forma de ter controle sobre elas.
Como você faz gestão de pessoas? Como você vê seu colaborador? Já deu voz a ele? Já perguntou a ele o que acredita ser interessante para a empresa? Você o comunica sobre as metas e anseios? Já o convidou para fazer parte do processo de planejamento, seja da criação de uma ação promocional ou abertura de uma nova loja?
Você sabia que o melhor parceiro do seu negócio está aí todos os dias, trabalhando na sua empresa?
Colaboradores engajados não só realizam tarefas, mas trabalham para gerar resultados.