Você sabia que o convívio com os animais de estimação pode trazer inúmeros benefícios para a saúde mental? Veja alguns exemplos a seguir.

Durante todo o mês de janeiro, ocorre a campanha nacional intitulada Janeiro Branco, dedicada à conscientização e promoção da saúde mental, mês esse escolhido por ser o primeiro do ano, trazendo com ele momentos de reflexão e simbolizando uma página em branco, onde as pessoas podem escrever uma nova história para suas vidas.

Existem diversas atividades, práticas e terapias capazes de colaborar com a promoção da saúde mental das pessoas, mas, comprovadamente, o convívio com seus animais também pode contribuir de diversas formas para o bem-estar físico e psicológico.

Há muitos anos, os seres humanos domesticaram os pets. Desde então, criou-se um vínculo que veio se estreitando aceleradamente nos últimos anos. Atualmente, os pets já fazem parte da família, e essa relação com seus tutores pode promover diversos benefícios tanto para os pets como também para todos que possuem contato com esses animais.

Conheça alguns pontos positivos desse convívio:

Companhia

Os pets acompanham seus tutores em diversas atividades do dia a dia, reduzindo a solidão e requerendo cuidados que muitas vezes são atividades prazerosas, principalmente para pessoas que vivem sozinhas, como a escovação dos pelos.

Aumento da atividade física

Ter um pet estimula a prática de atividades físicas através de brincadeiras, passatempos ao ar livre e passeios diários. Essas práticas estimulam a movimentação dos seus tutores, sendo benéficas tanto para a saúde física como mental.

Senso de responsabilidade e propósito

Cuidar de um pet requer rotina e responsabilidade, proporcionando aos tutores um senso de propósito e de cuidado regular, sendo um tipo de motivação intrínseca que impulsiona o indivíduo.

Redução do estresse e ansiedade

Estudos comprovam que o convívio com animais de estimação estimula os hormônios do bem-estar, proporcionando relaxamento, alegria e redução do estresse. Dormir, brincar e acariciar os animais reduzem significativamente os níveis de cortisol no organismo.

Estímulo social

Ter um pet pode contribuir com conexões sociais e conhecer pessoas que também possuem a mesma paixão pelos pets. Passear com os animais ou ir a encontros de raças, por exemplo, podem ampliar seu círculo de amizade, e isso é muito benéfico para a saúde mental.

Distração

É possível passar grande parte do dia observando, brincando e se distraindo com os animais. A atenção voltada às necessidades dos pets pode desviar o foco de pensamentos negativos, resultando em longos momentos de descontração positiva.

Amor incondicional

Os animais oferecem muito amor e carinho incondicional. Essa relação pode ser um conforto valioso, reforçando os sentimentos bons de afeto e conexão emocional.

É importante lembrar que, além dos benefícios que os pets trazem para a vida de seus tutores, também é fundamental proporcionar-lhes os devidos cuidados e bem-estar. Ao adotar um pet, deve-se pensar em toda a necessidade, tempo e atenção que esse animal vai requerer, e ter responsabilidade sobre essa vida. Assim, a relação entre os pets e os seus tutores será valiosa, trazendo maior qualidade de vida para ambas as partes.