Os pets também podem sofrer com problemas na saúde mental.
O Janeiro Branco é um movimento político-cultural que acontece em diversos países, criado para conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional. E assim como para humanos, os pets também podem sofrer desses males, e saber mais sobre o assunto é o primeiro passo para cuidar da saúde de toda a família.
Os cães e gatos estão cada vez mais próximos emocionalmente de seus tutores, expressando sentimentos e emoções. Por isso, é importante se atentar aos seus comportamentos, proporcionando momentos e atividades para reforçar a saúde mental e bem-estar dos nossos animais.
Sinais de Estresse e Ansiedade em Cães e Gatos
Embora os animais não verbalizem seus sentimentos, eles podem demonstrar sinais e comportamentos de estresse, ansiedade ou depressão. Entre os sintomas mais comumente apresentados, estão:
- Mudanças comportamentais: latidos ou miados excessivos, mudança de local para fazer suas necessidades, sonolência e apatia.
- Agressividade: ficar mais irritado, agressivo ou com comportamento destrutivo.
- Alterações no apetite: perda de apetite, comer de forma acelerada e coprofagia (comer fezes).
- Comportamentos excessivos: roer ou destruir objetos, arranhar portas ou paredes, cavar buracos e tentativas de fugas.
Diversos fatores podem influenciar na saúde mental dos pets. Entre as causas mais comuns, estão:
- Mudanças no ambiente: mudanças de residência ou chegada de novos membros na família (humanos ou outros animais).
- Ansiedade de separação: ficarem sozinhos após os tutores saírem para trabalhar, durante uma viagem de férias da família ou até a perda de um ente querido podem afetar emocionalmente o animal.
- Falta de socialização: cães e gatos que não interagem o suficiente com outros animais ou com pessoas podem desenvolver problemas de comportamento.
- Excesso de tempo sozinhos: animais que ficam sozinhos por longos períodos podem ficar ansiosos, especialmente os cães, que são mais sociáveis naturalmente e muitas vezes mais apegados a seus tutores.
- Falta de exercícios físicos e estímulos: atividades físicas e brinquedos estimulantes são essenciais para manter a mente dos pets saudável.
Estratégias para melhorar a saúde mental do seu pet:
- Gatificação e enriquecimento ambiental: preparar o ambiente com brinquedos interativos, locais onde o pet possa se distrair e expressar seus comportamentos naturais e dedicar tempo em uma atividade relaxante contribuem para redução do estresse e ansiedade. Seguem dicas sobre como gatificar o ambiente para os felinos.
- Estimulação física e mental: separar horários do dia para se dedicar a passeios e brincadeiras com seu pet contribuem grandemente para o bem-estar.
- Rotina: é importante estipular uma rotina fixa com seu animal, com horários para alimentação, passeios e descanso. Isso auxilia a minimizar a ansiedade dos pets.
- Socialização: permita que seu pet interaja com outros animais e pessoas. A socialização leva certo tempo para se estabelecer e é de grande valia para evitar sofrimentos futuros. Aqui temos algumas dicas de como você pode iniciar a socialização do seu pet.
- Alimentação de qualidade: oferecer um alimento de qualidade específico para o porte e idade do pet também trás diversos benefícios para a saúde geral do animal. Além de reduzir a ansiedade e a sensação de fome constante, um alimento rico nutricionalmente mantém o pet saciado por mais tempo.
- Acompanhamento veterinário: em casos de sinais mais graves de estresse ou alterações comportamentais, é fundamental procurar orientação profissional. Existem clínicas veterinárias especializadas em comportamento animal, e o médico-veterinário poderá auxiliar com dicas personalizadas para a rotina da família e do pet.
Assim como no Janeiro Branco para humanos, o Janeiro Branco para pets é um convite à reflexão sobre como podemos melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos animais. Além disso, o contato e a dedicação com os pets também é um fator que contribui, e muito, para a nossa própria saúde mental, sendo um ciclo benéfico para toda a família.