Os cães filhotes passam por diversas mudanças em seu metabolismo, e precisam de um alimento de qualidade para que tenham um crescimento completo e saudável. Mas como identificar as principais necessidades que esses animais precisam nessa fase da vida?
Os filhotes começam a ingerir alimentos secos por volta da sexta semana de idade. Nesta fase, além de mais curiosos, seus corpos já estão aptos a receber nutrientes que não provenham exclusivamente da amamentação.
Na fase de crescimento do filhote, que para cães tem seu pico até os primeiros 6 meses de vida, notam-se algumas necessidades especificas: além do crescimento de seus ossos, ele também está formando músculos, desenvolvendo sua microbiota intestinal, entre diversas mudanças. As principais características de alimentos para filhotes são:
Maior teor proteico
As proteínas são responsáveis por compor a musculatura do animal, e são fundamentais para todas as reações que acontecem no organismo. Elas são compostas por diversos aminoácidos, os essenciais e não essenciais, que são fundamentais na formação dos músculos, principalmente na fase de crescimento. As proteínas precisam ter alta digestibilidade e alto valor biológico. Quanto maior o seu valor biológico, maior a variabilidade de aminoácidos em sua composição.
Maior teor de gorduras
Assim como as proteínas, as gorduras são essenciais na nutrição de animais em crescimento. Eles precisam de níveis maiores de energia por conta da maior taxa de energia basal requerida nesta fase. Por isso as gorduras são tão importantes: elas são as maiores fontes de energia na nutrição. Além disso, o DHA, presente em fontes nobres de ômegas 3, tem como função auxiliar no desenvolvimento cerebral e cognitivo do filhote, se tornando um item essencial.
Mais energia
Como já especificado, alimentos para filhotes precisam de maiores teores de energia devido à alta necessidade do seu metabolismo. A energia é essencial para permitir a formação de músculos e o crescimento dos ossos, além das outras mudanças que o corpo do animal passa.
Prebióticos
Os prebióticos nada mais são do que substrato para as bactérias benéficas do intestino. Eles podem ser essenciais, principalmente durante o desmame do animal, devido a mudança da alimentação (do leite para a fase solida), pois auxiliam na colonização das bactérias do intestino.
Alta qualidade
Dar preferência a alimentos de altíssima qualidade é imprescindível para o bom desenvolvimento do animal. As matérias primas utilizadas devem ter origem nobre e alta absorção pelo organismo.
Em resumo: cães filhotes precisam ingerir teores maiores de proteína – priorizando sempre proteínas de altíssima qualidade, energia, gorduras e outros componentes para ter um crescimento saudável. Além disso, o alimento precisa ter alta digestibilidade, para garantir que o animal possa desfrutar de todos os benefícios inseridos neste produto.