Conheça alguns cuidados que se deve ter com a alimentação, higiene, socialização e saúde dos pets filhotes.
Ter um filhote chegando na família é sinal de diversão e cuidados redobrados. Muitos tutores podem ter dúvidas de como cuidar do pet nessa fase, então separamos 10 dicas do que pode e do que não pode ser feito nos primeiros meses de vida do seu pet.
1- Posso dar leite de vaca ao meu filhote?
Não pode! Essa é uma dúvida muito frequente entre os tutores e um erro bastante cometido. O leite de vaca possui uma composição diferente do leite das cadelas e gatas lactantes, contendo mais lactose e menos proteínas em comparação aos demais. Dessa forma, oferecer somente o leite de vaca aos filhotes pode comprometer o oferecimento de nutrientes, além de interferir no sistema digestório. O leite de vaca pode ser usado apenas quando combinado com outros ingredientes e suplementos, que formarão um sucedâneo do leite materno, a ser utilizado apenas em ocasiões emergenciais, principalmente em casos de adoção de filhotes órfãos. Dessa forma, cães e gatos filhotes não devem consumir o leite de vaca como fonte única de alimento ou misturado na ração.
2- Posso deixar a comida à vontade?
Depende! Ainda sobre a alimentação, muitos tutores possuem dúvidas sobre quantas vezes alimentar os filhotes e se podem deixar a comida à vontade. A oferta do alimento vai depender da necessidade nutricional e do tempo de vida desse filhote: se for um recém-nascido órfão, por exemplo, é importante oferecer alimento a cada 2 horas. Para cães filhotes o alimento pode ser oferecido 4 vezes ao dia, e no caso dos gatos o alimento pode ficar à vontade, já que o hábito alimentar é outro. Para cães e gatos filhotes, a água pode ficar à vontade, devendo estar sempre limpa e fresca.
3- Posso levar meu filhote para passear?
Depende! Filhotes só podem realizar passeios nos parques e terem contato com outros animais após 15 dias do final do protocolo de vacinação, para que estejam com o sistema imunológico reforçado. Ressaltamos aqui a importância de realizar o protocolo vacinal conforme a orientação do médico-veterinário.
4- Posso ensinar meu filhote a fazer xixi e cocô no local certo?
Pode! Essa é a melhor fase para adestrar o seu pet. É nesse momento que os tutores podem escolher um canto da casa ou tapete higiênico para que o cãozinho faça as necessidades, associando sempre a um reforço positivo, como petiscos e elogios. No caso dos felinos, a escolha da areia e da caixinha é muito importante, e os tutores podem estimular o movimento de cavar para que o felino entenda que é ali o lugar certo a ser usado.
5- Meu filhote pode tomar banho?
Depende. A higiene é muito importante para filhotes recém-nascidos. Devemos dar uma atenção maior porque ainda não conseguem se higienizar sozinhos, então após estimular a defecação e o xixi, o tutor pode limpar o filhote com um paninho úmido e um seco. Para cães filhotes que ainda não terminaram o protocolo vacinal, o ideal é que os banhos sejam realizados em casa pelo tutor, secando bem a pele e a pelagem. Os gatos não precisam de banhos, a menos que tenham algum problema dermatológico que seja orientado. Porém, a tosa higiênica é indicada para ambos.
6- Posso castrar meu filhote?
Pode! A castração traz inúmeros benefícios aos pets e pode ser realizada em cães e gatos filhotes entre os 6 e 9 meses de idade. Antes disso, é importante levá-lo ao médico-veterinário para fazer uma avaliação e realizar os exames necessários.
7- Meu filhote pode comer petiscos?
Pode! Filhotes podem receber petiscos, desde que na quantidade certa para essa fase. Os petiscos podem ser utilizados para adestramento e para reforço positivo, podendo ser tanto industrializados como também frutas ou legumes. O importante é sempre respeitar as exigências nutricionais, por isso aconselhamos consultar um nutrólogo pet.
8- Posso deixar que meu filhote tenha contato com o outro pet da casa?
Pode! Desde que o outro pet seja vacinado, vermifugado e livre de carrapatos e pulgas, pode ser realizada a socialização. A melhor maneira é começar aos poucos para que ambos se acostumem. Faça brincadeiras, dê atenção e monitore a socialização.
9- O remédio de verme pode dar diarreia no meu filhote?
Depende! Após tomar um remédio que está associado à função intestinal, a consistência das fezes do filhote pode mudar, ficando um pouco mais amolecidas. Porém, não é comum que o animal apresente diarreia, visto que essa condição é uma patologia e precisa ser tratada com um médico-veterinário.
10- Posso dar remédio de pulga e carrapatos para meu filhote?
Pode! Combater os ectoparasitas é de extrema importância para que o filhote tenha um crescimento saudável. Existem ectoparasiticidas (remédio para combater pulgas e carrapatos) no mercado que podem ser administrados com poucas semanas de vida. Porém, fica um lembrete: é importante que o médico-veterinário avalie qual o melhor medicamento de acordo com a idade do filhote. Caso ele ainda não possa receber o medicamento, há alternativas, como remover pulgas e carrapatos com as mãos e usar shampoos e sprays tópicos.
Essas são algumas dicas de como cuidar dos primeiros meses de vida do pet. Sempre que tiver curiosidade ou mais dúvidas, busque ajuda do médico-veterinário de confiança, para que seu filhote possa crescer e se desenvolver com saúde, trazendo ainda mais alegrias para a casa.