Aprenda estratégias para ajudar seu pet a se manter hidratado, principalmente em períodos mais quentes.
Estimule seu pet a beber mais água:
Além de manter os recipientes com água limpa e fresca, em meses mais quentes é também necessário que o tutor troque a água várias vezes ao dia para estimular o pet a bebê-la.
Colocar pedras de gelo junto à água pode funcionar, principalmente para cães. Além de auxiliar na queda de temperatura, o gelo muitas vezes funciona como enriquecimento ambiental para o cão, mantendo-o entretido.
Introduza alimentos úmidos na dieta:
Utilizar alimentos úmidos, como sachês ou patês, também pode ser uma boa ferramenta para auxiliar na ingestão hídrica dos pets. Por conter cerca de 80% de umidade, esses alimentos também auxiliam na manutenção da saúde do trato urinário e podem ser uma ótima fonte de enriquecimento ambiental.
Para potencializar ainda mais essa ideia, o proprietário pode fazer picolés de sachê. Esta estratégia, além de alimentar o pet, auxilia ele a se manter hidratado e refrescado.
Aprenda a fazer picolé de sachê:
É muitos simples! Você vai precisar de:
1 sachê Special Dog ou Special Cat
1 copo descartável ou forminhas de gelo
1 colher
Água
Como fazer:
1. Abra o sachê e preencha a forma
2. Adicione água até cobrir todos os pedaços de carne do sache e misture com uma colher. Leve ao congelador por no mínimo 02 horas
3. Desenforme e sirva
Veja o passo a passo:
Os cães tendem a aceitar esse atrativo com facilidade, mas gatos podem ser mais receosos no início, principalmente se não foram apresentados a diferentes texturas ainda filhotes. Esta aversão pode ser causada pela neofobia.
Entenda a neofobia
É importante apresentar para o gato ainda filhote diferentes alimentos, texturas ou sabores. Estima-se que até os 06 meses eles são mais receptivos e curiosos com relação ao ambiente, carregando essa memória até a fase adulta.
Por isso, é plausível gatos adultos que nunca tiveram contato prévio enquanto filhotes com um alimento úmido – como um sachê – apresentarem aversão ao mesmo. Isso se chama neofobia.
Durante o crescimento do gato, principalmente durante seus 06 primeiros meses de vida, é importante apresentar os diversos tipos de alimentos disponíveis, para que ele se acostume com as diferentes texturas enquanto filhote, e assim não apresente rejeição quando for mais velho.
Isso vale para o picolé de sachê. Elaborar e apresentar esse petisco faz com que o animal tenha contato com outras consistências que podem auxiliá-lo a ficar mais hidratado ao longo de sua vida.
Quer saber qual a quantidade de água que seu pet deve ingerir por dia? Confira!