Você sabia que o cuidado com a saúde oral é muito importante para contribuir com o bem-estar e a longevidade dos pets? Acompanhe algumas dicas para manter a saúde oral do seu cão e gato em dia!
Ter um cão ou gato em casa requer muitos cuidados: alimentação, local de descanso adequado, limpeza do ambiente, visitas regulares ao médico-veterinário, e muitas outras preocupações podem sondar a cabeça de quem já tem ou acabou de adotar seu pet.
O que muitos proprietários não sabem é que cães e gatos também devem estar em dia com a saúde oral, e a ausência de cuidados pode levar a diversas consequências, dentre elas complicações como periodontites (inflamações que podem danificar as gengivas), formação de placas bacterianas (tártaro), e até mesmo a perda de alguns dentes ou da dentição completa podem ser consequências da ausência de cuidado com a saúde oral.
A falta de cuidado com a saúde oral dos pets também pode levar a consequências maiores, como a pericardite bacteriana, onde a lesão causada por alguma inflamação na gengiva pode se tornar facilmente uma porta de entrada para bactérias que colonizam a boca de seu animalzinho atinjam sua corrente sanguínea, chegando até o coração e resultando na inflamação do pericárdio (membrana que reveste o coração), podendo levar a danos mais sérios que exigirão muita paciência e cuidado.
Como saber se meu animal precisa de cuidados especiais?
A primeira atitude que se deve ter em mente é levar o pet frequentemente ao médico-veterinário, pois este profissional é capacitado para examinar por completo o animal, podendo conferir se a cavidade oral necessita de algum cuidado especial e, dependendo do caso, indicar a visita a um médico-veterinário especializado em odontologia veterinária.
Além disso, outros sinais podem indicar que seu fiel companheiro precisa de ajuda. São eles: halitose (hálito com odor não agradável), sangramento gengival, dificuldade de mastigar, anorexia que pode levar ao emagrecimento, salivação excessiva, dentes moles e/ou perda de dentes e oscilações comportamentais resultantes de dor na cavidade oral.
Caso perceba alguns destes sinais, lembre-se que o médico-veterinário é o profissional especializado para garantir o melhor tratamento, e colaborar com suas recomendações é fundamental.
De acordo com Gioso (2003), as doenças periodontais afetam em média 75% dos cães entre quatro e oito anos de idade. Sendo assim, antes que as situações acima ocorram, que tal apostar na prevenção?
Cuidando da cavidade oral de seu cão ou gato
Diversos produtos estão disponíveis no mercado pet, como pastas de dentes específicas para a escovação dental de cães e gatos, enxaguantes bucais, soluções para adicionar à água, petiscos específicos para a saúde dental, entre outros que podem colaborar na manutenção e limpeza oral, tendo como foco a prevenção. Uma outra tática é utilizar brinquedos que estimulam a limpeza e remoção de restos alimentares presentes na boca de seu animalzinho. A escovação dental periódica é uma ótima aliada na prevenção de problemas dentais, mas caso encontre dificuldade em escovar os dentes de seu pet, existem brinquedos com a função de entreter e limpar a dentição!
Uma outra dica importante é que o cuidado com a saúde oral dos pets pode começar também pela alimentação. Hoje sabemos que as rações secas auxiliam na remoção mecânica da placa bacteriana, por isso é importante oferecer um alimento apropriado ao porte do animal, já que a mastigação facilitará a remoção dessas placas.
Alguns agentes adicionados na formulação dos alimentos também auxiliam neste processo, como o hexametafosfato de sódio, presente na alimentação seca. Esse componente têm a função de “sequestrar” o cálcio presente na saliva e evitar sua adesão aos dentes dos animais, o que levaria à formação do tártaro. Evita-se assim a formação da placa bacteriana. Além disso, é importante escolher alimentos que sejam formulados com qualidade e por quem se preocupa com a saúde animal. Procure produtos que atendam os mais altos padrões de produção e formulação, pois a alimentação reflete na saúde de seu animal como um todo.
É importante ressaltar que a saúde animal começa pela boca, que é responsável por captar, triturar e iniciar o processo digestivo para os animais. Se ela não vai bem, é bem provável que o restante também não irá. Quanto maior a atenção a essa área específica e maior forem os cuidados, mais saúde e longevidade seu bichinho terá.
A saúde oral não é importante apenas pela estética, para que seu cão ou gato tenha um “sorriso bonito”. Deve-se ter sempre atenção aos cuidados, lembrando de consultar o médico-veterinário frequentemente e oferecer produtos de qualidade para seu melhor amigo. Ele agradece e seu sorriso também!
Referências:
A.C. Paiva, et Al. Eficácia dos coadjuvantes de higiene bucal utilizados na alimentação de cães. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.60, n.6, p.1426-1431, 2008.
GIOSO, M.A. Odontologia veterinária para o clínico de pequenos animais. 4.ed. São Paulo: FMVZ-USP, 2001.
PINTO, A. B. F. Tripolifosfato de sódio e hexametafosfato de sódio na prevenção de odontólitos em cães. 2007. 78 p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2007